Atualmente a Irlanda, e em especial Dublin, é um dos destinos mais populares para quem quer estudar inglês. O fato de não ter que tirar visto no Brasil  (você só vai precisar de visto quando já estiver aqui!) e a permissão para trabalhar legalmente enquanto estuda são os fatores que mais atraem os brasileiros.

A lei irlandesa garante que estudantes não europeus matriculados em cursos de inglês com no mínimo 26 semanas de aula e carga horária de 15 horas semanais podem trabalhar legalmente.

Durante o período que você frequentar a escola (6 meses e meio = 26 semanas) , você pode trabalhar até 20 horas por semana. Durante as suas férias escolares, você pode trabalhar até 40 horas semanais.

Além disso,  a facilidade para viajar para países como França, Inglaterra, Escócia, Itália e Espanha aliado ao baixo custo das passagens aéreas, fazem os olhos dos intercâmbistas brilharem.

Entretanto, apesar dos inúmeros blogs e sites de agências que falam sobre o assunto, muitos estudantes chegam em Dublin sem a mínima ideia de como providenciar a documentação necessária para tirar o visto de estudante.

Eu, que já estou aqui há quase dois anos e agora trabalho em uma escola de inglês, tive que aprender na marra e agora vou ensinar vocês.
visto de estudante Irlanda

No aeroporto

Você vai ficar com frio na barriga e com medo de que o oficial da imigração te mande de volta para casa, mas fique tranquilo, basta mostrar para ele os seguintes documentos:

  • Passagem aérea de ida e volta (Você precisa provar para o governo irlandês que a sua intenção não é ficar para sempre morando na Irlanda!)
  • No mínimo 3 mil euros para abrir conta em um banco irlandês e bancar suas dispesas enquanto você residir no país. (Não precisa ser o dinheiro vivo, mas apenas o cartão VTM não adianta! Tenha com você o extrato impresso do VTM que comprove que você tem o valor exigido)
  • Acceptance letter da escola aonde você vai estudar (esta é a carta que comprova que você está matriculado em uma escola)
  • Carta de acomodação (hostel, residência estudantil, casa de família) com o endereço onde você vai morar na Irlanda. (Pode ser, também, uma carta de um amigo que já mora na Irlanda e se responsabilize por te fornecer estadia).

Como tirar o visto de estudante

O visto é feito em duas partes.

Quando você apresentar os documentos no aeroporto, o oficial irá analisá-los e te dará uma permissão de um mês para que você providencie seus documentos irlandeses e troque o seu visto para o permanente (que tem duração de um ano).

A segunda parte é providenciar os documentos para o seu visto permanente. Lembre-se que você terá um mês para isso.

PPS

Na Irlanda o PPS funciona como o CPF brasileiro. É um documento que permite que você tenha acesso aos benefícios e serviços de bem-estar social na Irlanda. Sem o PPS você não consegue abrir conta em um banco. Você também precisará do PPS trabalhar caso o seu empregador queira te registrar como funcionário da empresa.

Para tirar o PPS você precisa levar ao Welfare (escritório que cuida das questões sociais do país) os seguintes documentos:

  • Passaporte original
  • Acceptance letter (carta que comprova que você está matriculado na escola)
  • Carta de acomodação com o endereço que você ficará na Irlanda

O PPS chega no endereço da sua carta de acomodação em cerca de 10 dias.

Abrir uma conta num banco Irlandês

Assim que chegar o seu PPS, você poderá abrir a sua conta no banco. (Apenas depois que o seu PPS chegar)

Para abrir a sua conta leve com você:

  • Acceptance letter
  • Carta de acomodação (que vai servir como um comprovante de residência)
  • PPS
  • Passaporte original
  • 3 mil euros em dinheiro

Importante: Você não poderá movimentar o dinheiro do banco antes de receber o Bank Statement (extrato da sua conta bancária). Sendo assim, tenha um dinheiro de segurança.

Visto permanente (VISA)

Com o extrato da conta bancária em mãos, você já poderá ir à Imigração Irlandesa (GARDA) para solicitar o visto permanente. Apenas depois que o seu Bank Statement chegar.

Documentos necessários para obtenção do Visto Permanente:

  • GNIB letter (fornecida pela escola, depois que você já está na Irlanda. Está carta comprova que você está matriculado na escolar. Em algumas escolas é a mesma carta que você mostrou no aeroporto, em outras escolas é uma carta diferente.
  • Passaporte original
  • Bank Statement comprovando que você tem 3 mil euros depositados
  • Apólice de Seguro Saúde (em inglês) com validade de um ano e cobertura mínima de 30 mil Euros.

No escritório da Imigração Irlandesa você terá que pagar uma taxa de 300 euros.  (Essa taxa deve ser paga apenas com cartão de crédito ou cartão do banco. Não é aceito dinheiro).

Pronto!

Agora é só estudar bastante, trabalhar para aprimorar o inglês, fazer novos amigos e quem sabe conhecer outros países da Europa.

Uptading 15/11/2012: A taxa para se registrar no escritório da imigração vai mudar. A partir do dia 19 de Novembro passa de €150,00 para €300,00. Um aumento de 100%! 

Mais informações no site oficial do governo irlandês.

No Comments

  1. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Se minha esposa tiver um visto de estudo e trabalho, a permissão de trabalho se estende para mim??? Ou eu precisaria de uma outra solicitação para autorização de trabalho???

  2. Ana Paula, eu gostaria de estudar na Irlanda porque é mais barato. Porém, eu queria estudar 6 meses de inglês, porque meu nível é intermediário, e mais 6 meses em algum outro curso. A questão que quero saber é se dão visto para adultos. Não sou adolescente, tenho residência no Brasil e renda fixa e já tenho curso superior. Por isso, gostaria de saber se há outra forma de moradia que não seja casa de família. É possível?

  3. Me ajuda em ponto, quando tempo demora para o banco liberar o extrato? Eu fechei um Hostel por uma semana e pretendo alugar algo lá durante esse tempo, por isso só poderei fazer o pps depois? Eu posso dar outro endereço, o de um amigo que mora lá, para mandarem o ppf?

  4. Oi Ana…Estou embarcando em maio para um intercâmbio de três meses. Eu sei que para até 90 dias o visto concedido é de turista.
    Mas e se eu me apaixonar pela Irlanda (muito possível, segundo os seus relatos) e quiser ficar mais tempo estudando? Como faço? Tem jeito? Posso mudar o visto para o de estudante?

    Muito obrigada!!
    Abraços,

  5. Oi Ana… então, qto a esses 3 mil Euros que eu tenho que ter, ele é levado naqueles cartões VTM e depois que a conta é aberta no banco, esse dinheiro que está lá é transferido para sua conta? é isso? Thanks.

    • Oi Murilo. Vc pode trazer os 3 mil Euros no VTM ou parte em dinheiro vivo e parte no VTM, como vc achar melhor. Mas vc não consegue transferir do VTM direto pra sua conta. Vc tem que sacar o dinheiro do VTM e depositar na sua conta. E dificilmente vc vai conseguir sacar os 3 mil Euros de uma só vez.
      Espero que essas informações sejam úteis pra vc!
      Abraços!

  6. Ana, adorei o seu blog, parabéns!!! Ele é direto, não faz gracinha, é claro e completo. Depois de rodar inúmeros sites, confesso que o seu é o melhor.

  7. Oi, parabéns pelo blog! Muito informativo!
    Me tira uma dúvida! Meu irmão tá indo daqui há 1 semana, mas a letter of aceptance enviada pela escola ainda não chegou via correios. Ele pode apresentar a carta enviada por email ou tem que ser a original? E o documento sobre a moradia? Ele vai ficar na casa de um amigo que mora lá. Essa carta do amigo tb pode ser por email?
    Obrigada!

  8. marcia lopes

    oi ana paula tudo bem ,gostaria de saber se voce indica algum curso aki no brasil pra que eu possa conseguir visto de estudante na irlanda ou londres ,,desde de ja agradeço

  9. Parabéns Ana Paula,

    Seu site é completo.

    Agradecemos e muito.

    Marcelo Ribas

  10. Oi, Ana

    Estou pensando em ir em outubro para estudar. Gostaria de saber, se há dificuldades de conseguir trabalho, pessoas com acima de 30 anos? existe muito preconceito com cidadãos estrangeiros, como nós brasileiros? Pela sua experiência a maioria das pessoas que vão, gostam e ficam?

  11. Fernanda Nunes

    Oi, Ana Paula, será que você pode me ajudar? Estou indo estudar na Irlanda, em Dublin, em janeiro de 2015, vou ficar um ano e pretendo trabalhar também. Enquanto meu inglês não estiver muito bom, quero fazer alguns cursos que possa me interessar na área da língua inglesa mesmo ou de outros idiomas, podes me informar um site em que possa já ir vendo isso? Obrigada desde já.

  12. Pingback: Por que estudar inglês na Irlanda? | Sabaticando em Dublin

  13. Olá, Ana
    Tenho pesquisado o intercâmbio para a Irlanda e na maior parte dos sites só falam desse combo “6 meses estudando + 6 meses de férias”. Eu gostaria de saber se eu consigo tirar o visto pra ficar somente 6 meses estudando e trabalhando. E, se nesse caso, tb teria q apresentar os 3000 euros. Abraços

    • Oi Sofia, obrigada pela visita!

      Olha só, se você quiser vir para Dublin para estudar inglês por um período maior do que 3 meses (90 dias) você obrigatoriamente terá que passar por todo o processo de pedido do stamp 2 (visto de estudante).

      Isso significa que você (e todos os estudantes internacionais que quiserem residir no país com intenção de estudar inglês, seja por 4 meses, 6 meses ou um ano) terá que abrir a conta no banco e depositar os 3 mil Euros e terá o visto de um ano (veja que não existe visto de apenas 6 meses ou menos. O visto é sempre de um ano!)

      Bom, é isso! Será que consegui esclarecer a sua dúvida? Espero que sim! 😉
      Abraços Ana!

  14. Oi Ana,
    Sou menor de idade e estou viajando pra Irlanda próximo mês.
    Como farei para abrir minha conta bancária?
    Obrigado.

    • Oi Saulo,

      sendo menor de idade voce nao pode tirar o PPS number por isso você não poderá trabalhar nem abrir conta em banco.
      Para estudar na Irlanda você também vai precisa de uma declaração de consentimento assinada pelo seu pai e pela sua mãe.

      Você vai achar mais informações nesse link – http://goo.gl/MBVT5D

      Abraços!

  15. Pingback: Imigração: 3 mil Euros para duas pessoas | Sabaticando em Dublin

  16. Olá, estou adorando seu blog. Embarco em junho para a Irlanda. Uma dúvida: essa validade de 1 ano do passaporte é da data que eu entrar na Irlanda ou conta da data que acaba meu visto?

    • Oi Fernanda a validade do passaporte é da data que vc chegar na Irlanda. Essa semana eu li uma matéria que mta gente tem perdido vôo por esse motivo. Pq com o passaporte com validade menor do que 6 meses nem sai do Brasil. Se o seu for vencer em menos de um ano melhor renovar ele antes da sua viagem.

      Abraços

  17. Olá Ana! Se eu estiver em Londres como turista, posso comprar um curso de Dublin e entrar na Irlanda como estudante?

  18. Ola Ana, vc por acaso possui um exemplo de carta de acomodação?
    Aluguei um quarto numa casa por 12 dias, porque sai muito mais barato, e preciso ter uma carta de acomodação. Os moradores da casa nunca precisaram de uma entao nao sabem como fazer, mas estao dispostos a fornecer os dados necessários para fazer a carta, so que eu nao sei como é uma carta?
    Grata

  19. Olá. Por favor, preciso tirar uma dúvida urgente.
    Estou indo para Irlanda para passar 4 semanas estudando inglês.
    Fechei a escola pela agência de intercâmbio, todavia não fechei a residência estudantil.
    Em alguns grupos do face, consegui um quarto em um apartamento compartilhado bem mais barato e em uma melhor localização. Porém, como faço para passar na imigração?
    Obrigada!

    • Oi Marianna,
      como vc alugou esse apartamento?
      Já tem gente morando na casa?
      O proprietário ou as pessoas que moram na casa podem escrever (em inglês, obviamente) uma carta confirmando que vc vai morar nesse local.
      Nessa carta precisa constar o telefone da pessoa e a deixe avisada de que o agente da imigração no aeroporto vai ligar para ela pra confirmar as informações. Ou seja, a pessoa precisa atender a ligação para que vc não tenha problemas.
      Mas é tranquilo, é só dizer que vc alugou um lugar para morar. Isso é normal, mtos alunos fazem isso.
      Se vc tiver algum contrato ou comprovante de pagamento do aluguel mostre no aeroporto também.

      Espero ter ajudado. Abraços, Ana

  20. Ana, muito bom seu blog, estou tirando muitas duvidas aqui! Ano que vem pretendo embarcar para cursar uma Pós/Mestrado na area em que trabalho (T.I).

    Me diz uma coisa, o Seguro Saude na Irlanda é facil de se tirar?

    Muito Obrigado!!

    • Oi Vinicius,

      obrigada pela sua visita!

      Dependendo da escola ou da universidade que você se matricular eles contratam o seguro saúde para você. Ou você pode ainda usar o serviço de algumas agências (de intercâmbio) brasileiras que possuem escritórios em Dublin como a BFA, Egali e World Study. Eles vendem seguros aprovados pela imigração irlandesa.

      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, escreva!

      Abraços Ana

  21. Post perfeito! Já tinha visto outros posts explicativos mas ainda estava confusa, que documentos levar em cada etapa do visto, etc… Agora vou sem erros!!! =D Brigadaaaaaaaa

  22. Andressa Lenin

    Ana…

    O extrato do VTM, não serve para tirar o visto permanente ?? Preciso mesmo abrir uma conta no banco !?!? A apólice de seguro, estou indo dia 31/01/2012 e estou indo só com o seguro de saúde obrigatório ??

    • Oi Andressa,

      só o extrato do VTM não serve. Você tem que abrir conta em um banco irlandês, não tem jeito! O seu seguro é o governamental? Você comprou no Brasil?
      Se você comprou no Brasil, a apólice tem que ser em inglês. Se você comprou na sua escola o seguro governamental, tranquilo, é só isso que você precisa.

      Dê uma olhada na atualização do poste. O valor para se registrar na Imigração mudou: agora é 300 EUROS!

  23. Obrigada Angélica! Pena que eu não tenho tido tempo de atualizar muito.

  24. Angélica Lima

    Esse é um dos melhores blogs para quem quer fazer intercâmbio! Parabéns!!

Deixe uma resposta