O Natal para mim é a época mais especial e encantadora do ano. É tempo de renovar as esperanças, de refletir, de confraternizar com a família e os amigos, e também de perseverança e otismo e isso tudo faz eu me sentir muito feliz.

Na Irlanda, a forma como o Natal é celebrado guarda algumas semelhanças com o Natal  no Brasil. As famílias montam as árvores de Natal e decoram a casa e o perú na ceia da família irlandesa, por exemplo, não pode faltar. Mas existem algumas tradições e costumes que são bastante característicos da Irlanda.

presentes de natal
Foto: Pinterest

Presentes

Na Irlanda, assim como nos EUA e no Reino Unido, o papai Noel vem de madrugada enquanto todos estão dormindo e, por isso, os presentes são abertos na manhã de Natal e não à meia-noite do dia 24 como no Brasil.

Ninguém liga muito para a véspera de Natal e as pessoas, especialmente as crianças, vão para cama cedo. Elas competem entre si para ver quem acorda primeiro na manhã de Natal e poder descobrir que presentes Papai noel deixou sob a árvore.

Suéteres de Natal (Christmas Jumpers)

Uma tradição muito divertida aqui na Irlanda nessa época do ano é usar suéteres com motivos de natal. Os irlandeses vestem suas malhas de lã super coloridas e com estampas de árvore de natal, flocos de neve, renas do papai noel ou qualquer outra figura que lembre Natal e saem por aí, para encontrar os amigos ou mesmo para ir trabalhar. Algumas empresas até determinam um dia de dezembro como o dia official do suéter de Natal (Christmas Jumper Day) e todo mundo vai trabalhar com o seu.

christmas-jumper
Foto: Pinterest

Alguns modelos mais extravagantes vêm com lantejola, sininhos, pisca-pisca, ou podem até tocar canções natalinas! Quanto mais brega mais divertido!

Esse costume tornou-se muito popular a partir dos anos 1980 quando apresentadores começaram a usar esses suéteres em seus programmas de televisão nessa época do ano.

Antes disso os Christmas Jumpers eram um presente de Natal muito comum na Irlanda, normalmente feito-à-mão por um parente mais velho, como uma tia idosa ou pela vovó.

12-pubs-of-christmas
Foto: @SteveDobbs

12 pubs de Natal (12 pubs of Christmas)

O “12 pubs de Natal” aparentemente é uma tradição bastante antiga na Irlanda. Grupos de amigos se reúnem no final de semana ou dias antes do natal para celebrar a data que está chegando. Se você não participar de um “12 pubs de Natal” o seu natal não estará completo.

A missão é passar por 12 bares diferentes em uma noite e beber apenas uma bebida em cada um deles.

Para ficar ainda mais divertido há algumas brincadeiras como beber apenas com a mão que você não usa, trocar de sapatos com um amigo, não falar palavrão, falar apenas com sotaque estrangeiro, falar apenas com letras de música ou diálogos de filmes, tirar selfie com um estranho. Em cada bar uma brincadeira diferente. Parece fácil, mas imagina depois de 3 ou 4 doses…

Ah, e todo mundo tem que estar vestindo um suéter de natal!

ryan-late-late-toy-show
Ryan Tubridy, apresentador do Late Late Toy Show desde 2009 – Foto: RTE

Assistir The Late Late Toy Show

The Late Late Toy Show é uma edição especial de Natal do talk-show irlandês The Late Late Show. Desde a sua primeira trasmissão, em 1975, o Toy Show tornou-se uma instituição cultural e uma tradição da época de festas na Irlanda e sua popularidade tem aumentado constantemente nos últimos anos.

O Toy Show é o programa de televisão de maior audiência no país, com 1,5 milhões de telespectadores, e é exibido pelo canal público de televisão RTË One, normalmente no início do mês de dezembro.

No show são apresentados os brinquedos de maior sucesso do ano e crianças de várias idades demonstram como o brinquedos funcionam no palco. Além disso, os pequenos fazem apresentações de dança ou canto e há participação de celebridades irlandesas.

christmas-crakers
Foto: Pinterest

Crackers

No dia de Natal na Irlanda as famílias sentam-se em torno da mesa para a ceia e todos os membros da família, independentemente da idade, usam uma coróa de papel colorido. Mas de onde vem essas coroas? E por que as pessoas as usam durante a ceia de Natal?

Vou explicar!

Os crackers de Natal são tubos feitos de papel cartão brilhante ou colorido e torcido em ambas as extremidades. Eles se parecem e foram inspirados nos doces franceses “bon bon” (amêndoas embrulhadas em papel bonito).

Na ceia de Natal normalmente há um cracker ao lado de cada prato na mesa. A finalidade dos crackers é a de criar um momento de descontração e brincadeira entre os membros da família durante o jantar.

Duas pessoas seguram, uma de cada  lado do cracker, e puxam . Ou se há um grupo ao redor da mesa, todos cruzam os braços para puxar os crackers ao mesmo tempo. Todo mundo tem seu próprio cracker na mão direita e puxa o do vizinho com a mão esquerda livre. Quando os crakers são puxados há com um estrondo!

Dentro de cada cracker há uma coroa feita de papel de seda (a tal coroa que todo mundo usa à mesa!), uma mensagem motivadora ou uma piada em um pedaço de papel e um pequeno presente. As piadas normalmente não tem graça nenhuma e os presentes são sempre bem inúteis (pode ser um anel de plástico, um dado, um mini baralho ou um chaveiro,por exemplo). Mas a brincadeira é muito divertida!

Deixe uma resposta