A crise no Brasil está brava! Taxa de desemprego subindo, denúncias de corrupção todos os dias nos jornais, impostos altos e falta de segurança são apenas alguns dos motivos que fazem alguns brasileiros querer morar no exterior.

Você pode se mudar para qualquer país do mundo, basta batalhar para isso. Mas alguns lugares são melhores para morar do que outros.

Agora eu vou te mostrar porque a ilha esmeralda, como a Irlanda também é chamada, é um ótimo país para se viver e tenho certeza que você também vai querer morar na Irlanda.

1. Segurança

Vamos começar com um dado estatístico: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a taxa de homicídio na Irlanda em 2014 foi de 1,1 mortes por 100 mil habitantes (a mesma taxa no Brasil é de 32,4).

Na Irlanda as casas não tem grades na janela, algumas delas não tem nem mesmo muro ou portão. Caixa eletrônico fica na rua e as agências bancárias não possuem detector de metais nem seguranças. A polícia aqui não anda armada e ainda assim conseguem manter a ordem!

Isso tudo porque o país é muito seguro e as pessoas não se sentem neuróticas nem precisam se trancar em suas casas. As pessoas também não tem receio de usar o celular ou a câmera fotográfica na rua, pois sabem que as chances de serem assaltadas é praticamente inexistente.

Existem alguns furtos sim, como em qualquer lugar do mundo, e você tem que cuidar da sua carteira e celular em lugares com muita gente (em hostels, na academia, em festivais, por exemplo). E nada de ficar andando sozinho de madrugada por locais que você não conhece. Mas não tem como comparar com o nível de criminalidade que existe no Brasil.

2. Viajar pela Europa

Ao morar na Irlanda você terá a oportunidade de viajar pela Europa. Claro que para isso você precisa ter tempo e dinheiro e raramente você terá as duas coisas ao mesmo tempo.

Mas viajar para outros países do velho continente a partir da Irlanda é relativamente barato e muito fácil. Há voos diretos de Dublin para quase todas as capitais europeais por preços muito atraentes.

Praga, capital da República Tcheca, fica a 3 horas de avião e Londres a apenas uma hora e quarenta minutos.

3. Ganhar em Euro

Eu me sinto rica toda vez que vou ao Brasil visitar minha família, porque o Euro, a moeda usada na Irlanda e nos outros países da União Europeia, é uma moeda forte e valorizada em relação ao Real.

Em 2016, a cotação do Euro ficou por volta de 3,40 Reais. Isso significa que com mil Euros você tem 3.400 Reais, ou seja, o poder de compra de quem trabalha na Europa e ganha em Euro é maior do que quem vive em países do moeda fraca, como é o caso do Brasil.

Hoje, eu consigo economizar e juntar dinheiro para visitar minha família pelo menos uma vez por ano, mas eles não conseguem vir me visitar com frequência porque a viagem, paga com reais, fica muito cara.

No entanto é preciso ter em mente que os salários na Irlanda não são altos, especialmente nos chamados subempregos (empregos que não exigem muita qualificação).

4. Qualidade de vida 

O povo irlandês vive com qualidade. Pode parecer estranho para um país que recentemente passou por uma recessão que durou 5 anos, mas o poder aquisitivo da população continua relativamente alto.

A despesa mais pesada para as famílias irlandesas tende a ser com moradia. Os valores dos imóveis e aluguéis, infelizmente, estão cada vez mais altos aqui na ilha esmeralda!

No entanto, os irlandeses também tem acesso a serviços públicos eficientes e à educação gratuita. Em termos de saúde, a expectativa de vida na Irlanda é de 81 anos e a taxa de escolaridade da população é alta: 79% dos adultos com idade entre 25-64 anos completaram o ensino médio.

O transporte público aqui na Irlanda funciona bem e as pessoas só usam o carro nos finais de semana. A bicicleta é um dos principais meio de transporte no trajeto de casa para o trabalho. Por causa disso, o trânsito é muito tranquilo e a qualidade do ar também, afinal não há muitos carros na rua.

Além disso, ninguém precisa sair de casa 2 horas antes para chegar em nenhum compromisso, como é muito comum nas grande cidades brasileiras e assim sobre mais tempo para curtir um programa com os amigos ou para um passeio no parque!

trabalhar e morar na Irlanda
Parque St. Stephen’s Green, em Dublin

5.  Os irlandeses são um dos povos mais legais do mundo

A Irlanda é sem dúvida uma país incrível, mas são as pessoas que fazem a Irlanda o que ela realmente é: simpática, engraçada, generosa e cheia de sagacidade!

Além dos irlandeses nativos, que são incríveis e estão sempre dispostos a ajudar, há um grande número de estrangeiros – brasileiros, chineses, nigerianos, e muitos outros – chamando esta bela e complicada ilha de CASA. 

Cada uma dessas pessoas traz algo de diferente e interessante para fazer da Irlanda um lugar tão legal.

Será que você ainda precisa de mais motivos para querer morar na Irlanda para sempre?

Deixe uma resposta