Praga, capital da República Tcheca, é uma das cidades mais exuberantes do continente Europeu.

A cidade se formou no alto de colinas, em ambas as margens do rio Vltava, e é famosa tanto por sua beleza natural estonteante quanto pela sua exuberância arquitetônica. 

Muitos dos edifícios da chamada Cidade Antiga (Old Town), o centro histórico e medieval de Praga, são considerados Património Mundial da Unesco.

Praga é conhecida como a “cidade de uma centena de torres” e um dos melhores jeitos de observar o encanto e todo o extenso patrimônio arquitetônico de Praga é do alto de uma ou de várias dessas torres.

Para subir em qualquer uma das torres de Praga é preciso pagar ingresso, mas o investimento é recompensador. Eu recomendo que você inclua pelo menos uma delas em seu roteiro durante uma visita a Praga.

Torre da Ponte da Cidade Velha  – Old Town Bridge Tower (Staroměstská mostecká věž)

Localizada do lado leste do rio Vltava, esta torre é a porta de entrada para a famosa Ponte Carlos (Karlův most).

Construída por volta de 1380, essa torre é considerada uma das obras em estilo gótico mais belas do mundo. É realmente uma jóia de arquitetura gótica! Sua construção levou quase 25 anos para ser concluída e exigiu o trabalho de mais de cem homens.

Para uma visão inesquecível de Praga que inclui toda a extensão da Ponte Carlos, os visitantes devem subir 138 degraus de escada. Não há elevador nessa torre.

Torre da Ponte da Cidade Velha Praga
Old Town Bridge Tower (Staroměstská mostecká věž)

Torre de Pólvora – Powder Tower (Prašná brána)

A Torre de Pólvora é uma torre medieval em estilo gótico e 42 metros de altura. A data de construção da torre atual não é conhecida mas segundo historiadores ela deve ter sido construída, da forma que é hoje entre 1878 e 1886. Ela substituiu uma das 13 torres antigas que faziam parte da fortificação da Cidade Antiga, nos tempos de Wenceslas II, Rei da Bohemia.

No século XVIII, essa torre deixou de ter funções de defesa e passou a ser usada para armazenar pólvora, daí o seu nome.

Torres de Praga

Lesser Town Bridge Towers (Malostranské mostecké věže)

Essas duas torres, estilisticamente diferentes, ficam localizadas na ponta oeste da Ponte Carlos e são conectadas uma a outra por um arco.

A menor das duas torres, construída em 1591, segue o estilo Romanesco. A torre maior, de 1464, tem 43.5 metros de altura e segue o estilo gótico.Visitante que sobem até a área de observação dessa torre têm uma vista deslumbrante do rio Vltava e do centro histórico da cidade.

Torre de Praga

Torre de Observação Petřín – Petřín Observation Tower (Petřínska Rozhledna) 

Inspirada na Torre Eifel de Paris, essa torre de estrutura de aço tem  63.5 metros de altura e pesa 175 toneladas. Ela foi construída em apenas 4 meses de trabalhos, em 1891.

Se você estiver disposto a subir os 300 degraus até o topo da Torre Petřín, você será recompensado com uma das vistas mais bonitas de Praga. Mas se você preferir pode pagar uma taxa extra de 70 Czech Crown (equivalente a 10 Reais), além dos 150 Czech Crown do ingresso normal, e subir de elevador.

Apesar de não ser muito alta (Torre Petřín fica localizada em um monte, o Monte Petřín, em um dos pontos mais altos da cidade, a 318 metros acima do nível do mar) a vista do alto dessa torre é realmente encantadora. Lá do alto é possível ver o Castelo de Praga em sua totalidade, além do rio Vltava e da Ponte Carlos, e vários outros pontos da cidade.

Em julho de 1938, o topo da torre foi danificado por um incêndio, provavelmente causado por um curto circuito no elevador. Entre 1953 e 1992 a Torre Petřín foi usada como uma torre de transmissão de TV. Hoje, ela é usada apenas como torre de observação e é uma atração turística bastante visitada em Praga.

Torre Petrin Praga

Torre da Antiga Prefeitura – Old Town Hall Tower (Staroměstská radnice věž)

Não confunda essa torre com a Old Town Bridge Tower. Essa é a torre onde fica o relógio astronômico, enquanto a outra é a torre que fica em uma das pontas (ponta leste) da Ponte Carlos.

Essa torre foi construída em 1338, como parte da antiga Câmara Municipal de Praga e é um dos edifícios mais impressionantes da capital da República Tcheca. É também a torre que oferece a melhor vista da praça da Cidade Antiga (Old Town Square) e da Cidade Antiga em si.

A visita guiada inclui os salões históricos da antiga Câmara Municipal, a torre e as áreas subterrâneas. Infelizmente eu não consegui subir nessa torre durante a minha viagem a Praga pois ela está fechada para renovação até novembro de 2017.

Torre do Relogio Praga
Foto: http://www.prague.eu
Todas as fotos deste post pertencem a Nana Marques (todos os direitos reservados). Copyright Nana Marques.

Deixe uma resposta