Por alguma razão que eu não sei dizer hoje, Roma nunca esteve no topo da minha lista de destinos a serem conhecidos.

Acabei conhecendo várias outras cidades europeias como Londres, Paris, Amsterdam, Berlim e Barcelona primeiro. Até que surgiu a oportunidade de ir à Itália em 2015 para comemorar o aniversário de 40 anos de casamento dos meu sogros.

Roma é uma cidade extremamente exuberante! Você fica hipnotizado com tanta beleza. Sem falar nos outros atrativos: gastronomia, vinhos e gelatos divinos!

A minha única decepção foi com a Fontana di Trevi que estava em reforma.  Não conseguimos tirar as fotos maravilhosas que todo mundo tira lá mas pelo menos fomos capazes de jogar uma moedinha na fonte e, como diz a lenda, quem joga a moeda (de costas, com a mão direita por cima do ombro esquerdo) na fonte sempre acaba regressando à Roma.

Coliseu (Colosseo)

A maior e mais famosa de todas as obra de arte Romana é com certeza o Coliseu!

O Coliseu é o maior anfiteatro já construído até hoje. Ele tinha capacidade para até 80 mil pessoas e era usado para apresentação de espetáculos teatrais e batalhas entre gladiadores.

Embora parcialmente em ruínas, devido à ação do tempo e má conservação, o Coliseu é junto com o Vaticano a atração turísticas mais visitada da capital italiana.

Coliseu Roma Itália

Coliseu Roma ItáliaFórum Romano

As ruínas do Fórum Romano são um dos lugares mais bonitos que eu já conheci na vida, senão “o” mais bonito! Eu fiquei, literalmente, de boca aberta quando avistei o fórum pela primeira vez do alto da colina do Palatino e não consegui para de tirar fotos.

Alí, durante o império Romano, concentravam-se todas as atividades sociais, políticas, econômicas e religiosas da capital do império. Hoje é um belíssimo museu a céu aberto.

Fórum Romano Roma Itália

259-2

IMG_9913.JPG

IMG_9926.JPG

252

Esculturas

Por toda a cidade de Roma é possível encontrar esculturas gigantescas. Nas ruas, nas praças e nas fontes você irá se deparar com estátuas de imperadores, de elementos da natureza personificados (como Oceano ou Saúde em forma humana), de virgens e de Deuses romanos como Netuno.

As artes plásticas na Itália foram bastante influenciadas pelas artes gregas, porém os italianos desenvolveram alguns aspectos particulares e suas esculturas são em geral uma representação das pessoas reais, e não a de um ideal de beleza, como faziam os gregos.

Esculturas Romanas Roma Itália

Esculturas Romanas Roma Itália

Arquitetura 

A arquitetura de Roma antiga com suas igrejas, templos, palácios, praças e fontes, é uma herança da civilização romana que ficará para o mundo ocidental moderno.

Muitas construções, como é o caso do Pantheon que foi construído em 27 a.C, sobreviveram durante a passagem dos séculos e se encontram em excelente estado de conservação até hoje. Outras não tão bem preservadas, possuem um charme especial exatamente por se encontrarem em ruínas, como o Coliseu.

img_9794img_9823

Ponte Roma Itália

img_9834

Mais fotos de Roma no Flickr

Todas as fotos deste post foram tiradas por Nana Marques (todos os direitos reservados). Copyright Nana Marques.

Deixe uma resposta