Chegou a hora de fazer as malas e você não tem nem ideia de como começar…

O que levar na mala para a Irlanda? Do que vou sentir falta se não levar? (Lembre-se que você vai ficar pelo menos um ano longe de casa). O que é proibido levar na mala de mão?  O que eu vou precisar durante o voo?

Essas são as perguntas que você deve se fazer ao começar a arrumação da sua bagagem. Se você não tem respostas para estas perguntas, eu vou te ajudar com uma série de dois posts.

Este primeiro post é sobre o que levar na mala para a Irlanda durante o seu intercâmbio, sobre o que é permito e proibido levar no avião, bagagem extraviada e etc.

O segundo post será sobre o que vale a pena trazer do Brazil e o que é melhor deixar pra trás e comprar quando chegar aqui na Irlanda.

Espero que estes posts sejam úteis para vocês!

Bagagem de mão

Algumas empresas aéreas permitem que, além da bagagem de mão, você leve o seu laptop com você na cabine do avião em uma case separada. Outras companhias, no entando, permitem apenas um ítem, o que signifca que você terá que colocar o seu computador dentro da mala que você já está levando. Verifique com a companhia antes da data do embarque.

A bagagem de mão não pode ultrapassar as seguintes medidas:  56cm x 45cm x 25cm* e devem pesar no maximo 10 kg*. Elas precisam caber no compartimento superior da aeronave e/ou embaixo dos assentos.

Voos internacionais permitem bagagem de mão de até 23 kg, mas como não existem voos direto do Brasil para a Irlanda, você terá que fazer conexão em algum país europeu. Voos entre países europeus são feitos em aeronaves pequenas e o peso máximo da bagagem de mão muda para 10 kg.

É raro mas ocasionalmente acontece de o voo estar muito cheio e não haver espaço disponível para todas as malas dentro da cabine. Nesse caso a companhia aérea poderá solicitar que você despache a sua bagagem de mão. Tenha um cadeado extra com você para situações assim.

O básico na mala de mão: passaporte, dinheiro e livro para distrair durante o voo.
O básico na mala de mão: passaporte, dinheiro e livro para distrair durante o voo.

O que levar na bagagem de mão

  • Documentos pessoais (passaporte, carta da escola que você irá aprensentar no aeroporto, apólice do seguro saúde e comprovante da acomodação, que pode ser também a reserva de um hotel/hostel)
  • Dinheiro e cartão de crédito
  • Eletrônicos (Laptop, tablet, celular, câmera fotográfica, jóias e tudo mais que for de valor e que você não quer que seja extraviado)
  • Livro, revista, gibi, revista de passatempo. Como o voo do Brasil até a Irlanda é longo, o ideal é que você tenha algo para se distrair.
  • Troca de roupa:  em caso de a sua bagagem despachada seja extraviada (não esqueca de incluir roupas íntimas)
  • Casaco quente e confortável: o ar condiocionado dentro do avião é forte e você não vai chegar feliz se passar frio a viagem toda
  • Remédios: são permitidos apenas os que houverem necessidade de serem tomados durante o voo e você precisa ter a receita médica com você .
  • Escova e pasta de dentes. Depois de 10 horas de voo você vai precisar
  •  Eu, pessoalmente, incluiria  hidratante labial e também um colírio, pois meus olhos sempre ficam ardendo no avião por causa da pressurização.

Líquidos e ítens proibidos na bagagem de mão

Por questões de segurança alguns ítens são proibidos dentro das cabines dos aviões.  Algumas restrições podem variar de acordo com a companhia aérea, mas em geral nos países da União Europeria são proibidos:

  • Produtos de origem animal (carne, queijo, leite, etc.)
  • Armas de fogo (inclue isqueiros e armas de briquedo)
  • Objetos pontiagudos e afiados (tesouras, alicates unha, canivetes, facas, laminas de barbear, etc)
  • Substâncias explosivas, inflamáveis, químicas, tóxicas e ilicitas (leia-se drogas!)

Líquidos, cremes, pastas ou géis

Ítens como perfume, desaodorante,  pasta de dente, etc. podem ser levados na bagagem de mão desde que não excedam a quantidade de  100 ml por ítem. Estes artigos devem ser transportados em embalagem transparente. Aqueles saquinhos do tip ziplock funcionam bem.

Ao passar sua bagagem de mão pelas máquinas de raio-x, você terá que passar a seu necessaire/saquinho plástico com produtos liquidos separadamente.

O volume dos produtos somados dever ser inferior a 1 litro.

Se você não tem uma bolsinha transparente como esta para carregar os produtos em líquido ou creme, uma sacolinha Ziplock serve!
Líquidos, géis, creme e remédios devem passar no raio-x separadamente, em embalagem transparente. Sacolinhas do tipo Ziplock também servem!

Bagagem despachada

Independente da companhia aérea, se você está voando do Brazil para a Irlanda, você tem direito a despachar duas mala de 32 kg cada*.  (Passageiros de outros países tem direito a duas malas de 23 kg cada, mas não me pergunte porque brasileiro tem essa regalia!)

As dimensões das malas despachadas devem ser 90cm x 75cm x 43cm*

Produtos líquidos com mais de 100 ml, como xampu, condicionador, perfume, etc. devem ser colocados na bagagem a ser despachada. Cigarros (máximo de 200 unidades, ou 10 maços por pessoa), bebidas alcoolicas (máximo de 2 litros de cachaça) e remédios também devem ser despachados.  Menores de 18 anos não podem transportar bebidas e cigarros (acho que eu nem precisa dizer né?)

No próximo post vou falar do que vale a pena trazer do Brasil e o que deixar para comprar aqui em Dublin e como otimizar (otimização é super trend no momento né?) o espaço da sua mala. Fique de olho no blog!

Para identificar a sua mala com mais facilidade ou em caso de extravio, coloque uma etiqueta bem visível com seu nome, endereço (na Irlanda) e um número de telefone. Coloque também uma etiqueta com os seus dados dentro da mala.

Retire todas as etiquetas de viagens anteriores pois podem causar confusão e a bagagem ir parar em destino errado.

Personalize a sua mala, especialmente se ela for preta ou cinza, para que ela não seja confundida com a de outros passageiros. Fitas coloridas, bottoms e/ou adesivos ajudam a destacar a sua mala no carrossel.

O que levar na mala para a Irlanda
Foto: Flickr Highways Agency

Bagagem extra/excesso de peso

Se o peso da sua mala ultrapassar os 32 kg a que você tem direito, a companhia aéra lhe cobrará uma taxa adicional no check-in. O valor pode chegar a até € 200 (cerca de R$ 600 por mala adicional).

Se você tiver uma mala com 20kg e outra com 44 kg, por exemplo, você não poderá somar os pesos das duas mala, num total de 64 kg. O que você pode tentar fazer é passar coisas de uma mala para a outra. Por experiência pessoal eu digo que na maioria das vezes isso não funciona! A mala mais leve,provavelmente estará tão cheia quanto a mais pesada e você não vai conseguir colocar mada extra nela.

Algumas empresas já permitem você comprar antecipadamente o excesso de bagagem com um preço mais em conta do que você pagaria no check-in. Então se você já sabe que a sua bagagem vai passar dos quilos permitidos, essa talvez seja uma boa opção para você. O porém é que, nos casos em que o excesso comprado não for utilizado, não haverá reembolso, e você não poderá transferir para outro passageiro nem para outro voo.

Bagagem extraviada. E agora?

Perder a mala é chato pra caramba. Dá uma dor no coração e a gente pensa que nunca mais vai ter os pertences de volta. Mas não se desespere! Malas perdidas são mais comuns do que se imagina.  A notícia boa é que mais de 90% das malas extraviadas são devolvidas em até dois dias.

Ano passado, quando eu voltava do Brasil, uma das minhas malas ficou parada na conexão em Londres para revista mas chegou intacta no dia seguinte. Se acontecer de sua mala sumir, não saia do aeroporto sem comunicar à companhia aérea!

Procure a companhia aérea ainda na sala de desembarque e comunique o extravio. A empresa vai solicitar que você apresente o comprovante de despacho (aquele adesivo com um número que a companhia aérea cola no verso do seu bilhete) e que você preencha um formulário com os seus dados pessoais e de contato. Depois disso vão pedir que você dê uma descrição da sua mala (modelo, cor, tamanho, etc.) Quanto mais detalhes você der, mais fácil será para encontrarem a sua mala.

Quando a sua bagagem for encontrada a companhia irá enviá-la para o endereço que você preencheu no formulário. Se em 21 dias (uma eternidade para o dono da mala, mas não para as companhias aéras!) a sua mala não aparecer ou se devolverem a sua mala danificada ou faltando alguma coisa de valor, você deverá entrar em contato com a companhia novamente e solicitar um reembolso/ressarcimento.

Existem seguros para bagagens, e se você estiver viajando com pertences de valor, considere essa opção!

*Regras valem para classe econômica. Políticas de bagagem podem variar de acordo com companhia aérea.

Gostou do post? Então deixe um comentário para mim! Obrigada!

16 Comments

  1. Oi Ana, adorei o seu post! Poderia me dizer da onde é a sua necessaire transparente ou marcas que vendam parecidas? Estou a procura de uma assim! Obrigada, bjs

    • Nana Marques

      Oi Jéssica. A minha eu comprei aqui em Dublin. Se vc estiver aqui na Irlanda tem na Penneys. A Boots (uma farmácia grande aqui em Dublin) vende umas necessaires parecidas também.

  2. Stephanie

    Estou indo para Dublin na segunda feira. Ainda são permitidos somente 2L de cachaça na bagagem despachada? Amei o post, muito esclarecedor.

  3. Me ajudou bastante. Obrigada pelas dicas. Muito bom seu blog.😘

  4. Me ajudou bastante. Obrigada!

  5. Oi, Ana Paula!
    Adorei o seu post! Eu estou indo fazer um intercâmbio em dublin e estava com muitas dúvidas sobre o limite de bagagem. O meu voo será rio-amsterdã pela klm e amsterdã-dublin pela aer lingus, que é uma companhia aérea menor. Você saberia me dizer se o limite de duas malas de 32kg valerá também para o voo pela aer lingus (tanto na ida quanto na volta)?
    Obrigada

    • Oi Amanda, sim o limite de bagagem para a Aerlingus também é 2 malas de 32kg, porque vc está saindo do Brasil.
      Mas, por exemplo, se vc estiver viajando de Dublin para qualquer outra cidade europeia (viagens curtas) você só poderia viajar com a sua bagagem de mão.
      Como os aviões da KLM são grandes e o aeroporto de Dublin pequeno, a KLM não voa direto até Dublin. Então a empresa tem uma parceria com a Aerlingus, que é uma companhia área irlandesa, que permite que você viaje com as 2 malas que você trazendo do Brasil sem custo adicional.

      Espero que tenha tirado as suas dúvidas.

  6. Muito legal! Estou chegando no teu blog pela primeira vez, em breve pretendo estar em Dublin também 🙂
    Thanks pelas dicas, estão sendo valiosíssimas.
    Sucesso sempre!

  7. Olá Ana Paula, seu post me ajudou muito! Essas receitas médicas podem ser em português mesmo??? Na minha mala de mão pretendo levar Dramin, anticoncepcional, remedio de dor de ouvido e paracetamol. Preciso de receita até desses???

  8. adorei o blog muito obrigado pela ajuda estou indo para Dublin agora em outubro obrigado mesmo

  9. Adorei o post. Meu filho está indo pelo ciências sem fronteiras e estou pesquisando o que ele deve levar. Foi de grande ajuda suas dicas. vou agora pro post 2 😉
    Andrelisa

  10. Bárbara valente

    Me chamo, Bárbara e achei super interessante e explicativo seu post. Pretendo viajar ano que vem pra Dublin. Se Deus permitir, vai dar tudo certo. Obrigada pelas dicas.
    Amei seu blog.

  11. Pingback: O que levar na mala para a Irlanda – Parte 2 |

Deixe uma resposta