Jane’s Walk é um evento totalmente gratuito que acontece em várias cidades ao redor mundo inspirado em Jane Jacobs.

Jane Jacobs foi uma escritora e ativista política americana-canadense. Entre seus trabalhos destaca-se a obra “Morte e Vida de Grandes Cidades” que critica duramente as práticas de utilização e renovação do espaço-público na década de 1950 nos Estados Unidos.

Inspirados por Jane, em diversas partes do planeta, moradores locais organizam walking tours (passeios a pé) nos quais as pessoas se reúnem para explorar, contar histórias, trocar memórias, compartilhar seus conhecimentos, celebrar seus bairros e conectar-se com seus vizinhos.

Janes Walk Dublin
Jane Jacobs – Foto: Dick Loek/Toronto Star

No entanto as Jane’s Walks não são restritas apenas aos moradores locais. Turistas e moradores de outros bairros interessados em conhecer melhor uma determinada região ou parte da cidade são sempre bem-vindos!

Londres, na Inglaterra; Ljubljana, na Eslovênia; Toronto, no Canadá, Calcutá, na Índia são apenas alguns dos lugares onde as Jane’s Walk acontecem há anos.

Pouca gente aqui na Irlanda conhece a Jane’s Walk porque esse é o primeiro ano em que o evento acontece aqui em Dublin.

Aqui na capital da Irlanda, as Jane’s Walk começam na sexta-feira 05 de Maio e vão até o domingo dia 07 de maio.

Veja algumas das caminhadas mais legais que estarão acontecendo aqui em Dublin no próximo final de semana.

  • The Green Mile – Sábado 06 de Maio e Domingo 07 de Maio às 11h30

Todos os anos, 8,1 milhões de pessoas passam pelo parque St Stephen’s Green, que fica bem no centro de Dublin.

O  parque tem, desde sua inauguração, desempenhado papel fundamental na história da Irlanda. A Constituição do país,por exemplo, foi assinada no Hotel Shelbourne que fica de frente para o parque.

O passeio começa com uma introdução no Little Museum de Dublin, antes de uma caminhada de 60 minutos na companhia de um guia local. O guia será Donal Fallon, que é historiador e co-autor do livro “Come Here to Me”. Donal é também comentarista regular de uma rádio e um canal de TV na Irlanda.

Veja aqui o meu vídeo-tour pelo parque St. Stephen’s Green

  • Explorando o Jardin Iveagh (Exploring the Iveagh Gardens) – Sexta 05 de Maio e Sábado 06 de Maio às 11h da manhã

Menos famoso que o seu vizinho, St. Stephen’s Green, o Iveagh Gardens é um dos parques mais charmosos da capital irlandesa.

O tour começa na esquina das ruas Clonmel St. e Harcourt St. e termina no Earlsfort Terrace. No caminho você irá descobrir como “os jardins”, originalmente um parque privativo de acesso restrito à aristocracia dublinense, se tornaram um oásis no meio da desordem urbana e de acesso a pessoas de todas as classes sociais.

A caminhada é de menos de um quilômetro e mais ou menos uma hora de duração e promete ser bastante agradável, se o clima irlandês permitir.

Iveagh Gardens Dublin
Iveagh Gardens, Dublin | © William Murphy/Flickr
  • Bridges of Dublin Tour (Passeio pelas pontes de Dublin) – Sábado 6 de Maio às 14h.

Hoje existem 24 pontes sobre o rio Liffey. Quatorze dessas pontes ficam no centro de Dublin e ligam o lado norte ao lado sul da cidade.

A mais recente dessas pontes é a Rosie Hackett Bridge, que foi inaugurada em 2014. Essa ponte foi nomeada em homenagem a ativista sindical irlandesa, Rosie Hackett, é a única ponte no centro da cidade com o nome de uma mulher.

Esse tour terá duração aproximada de 2 horas e durante a caminhada você terá a oportunidade de conhecer essa e outras histórias sobre cada uma das outras 14 pontes que ficam no centro da capital irlandesa.

O passeio começa na James Joyce Bridge em Smithfield e termina na ponte em formato de harpa que é cartão postal de Dublin, a Samuel Beckett Bridge. Vejo você lá!

Jane’s Walk Dublin
Ponte O’’Donovan Rossa, construída em 1816. Foto: Wikipedia

 

 Veja a programação completa do Jane’s Walk em Dublin AQUI

 

Deixe uma resposta