Você, que está planejando fazer um intercâmbio na Irlanda, provavelmente já ouviu falar de uma tal lista chamada ILEP. ILEP (Interim List of Eligible Programmes) significa Lista Provisória de Programas Elegíveis.

Essa lista é super importante para quem quer estudar na Irlanda porque ela incluí todos os cursos full-time (com 15 ou mais horas de aula por semana) aprovados pelo governo irlandês a fornecer o visto de estudo a cidadãos não-europeus, sejam eles cursos de inglês, de graduação ou pós-graduação.

Escola Dublin Irlanda

Antes de fechar um curso com uma instituição de ensino irlandesa, você precisa verificar se o curso oferecido consta nessa lista. Se o curso que você quer fazer não estiver lá significa que ele não te dará direito ao visto para estudar e trabalhar no país.

Não basta a escola estar na lista é preciso prestar atenção e verificar se O CURSO que te interessa também está na lista, pois muitas escolas possuem alguns cursos que estão na ILEP e outros que não estão.

A lista está organizada em ordem alfabética pelo nome das escolas e há mais de 5 mil cursos inclusos.

Como escolher a sua escola de inglês em Dublin

A ILEP é chamada provisória pois está sujeita a alterações periódicas. A cada 6 meses mais ou menos o governo irlandês divulga uma lista atualizada. Novas escolas e cursos podem aparecer ou sumir da lista.

Para ter um curso inserido na lista, a escola ou faculdade/universidade precisa ser aprovada em um processo de inspeção e estar de acordo com todas as regras de imigração.

Algumas regras incluem controlar a frequência dos alunos em sala de aula, ter no máximo 15 estudantes por classe, apenas contratar professores qualificados e fornecer o Learn Protection, que protege e garante que os estudantes sejam transferidos para outras escolas sem nenhum custo adicional caso a instituição de ensino encerre as atividades abruptamente, como aconteceu com muitas escolas em 2014 que não estavam seguindo as regras.

A imigração poderá fazer inspeções sem aviso prévio, verificações no local e outros tipos de monitoramento. Mas mesmo com todo esse rigor, infelizmente a lista não garante que a escola ou curso sejam de qualidade. Há algumas escolas reconhecidamente ruins na ILEP.

A ILEP apenas assegura que você não terá problemas com o visto e com a imigração ao contratar um curso que encontra-se na lista. Por isso é muito importante que você pesquise e converse com outras pessoas que já estudaram ou estão estudando na Irlanda antes de tomar uma decisão e fechar a sua escola.

Para acessar a lista clique aqui!

2 Comments

  1. Bianca Ferraz

    Adorei a matéria, estou querendo ir para a Irlanda no início do ano que vem para estudar e trabalhar e gostaria de conversar com alguém para me ajudar a tirar dúvidas sobre a entrada no país.

Deixe uma resposta