Existem mais de 50 escolas de inglês em Dublin, capital da Irlanda. Com tantas opções, escolher uma boa escola para estudar inglês não é uma tarefa fácil.

Já imaginou escolher uma escola só porque o seu amigo que estudou nessa escola anos atrás disse que é uma escola boa mas depois descobrir que ela não é nada do que você esperava?

Além disso, o dinheiro que você vai investir no seu intercâmbio não é pouco, por isso você precisa decidir com cuidado e prestar atenção em todos os detalhes na hora de contratar a sua escola de inglês em Dublin. Afinal ninguém quer jogar dinheiro fora, não é mesmo?

Então agora vou dar algumas dicas para ajudar vocês a tomarem a melhor decisão. E tenham em mente que nem sempre a mais cara é a melhor escola!

Escola de inglês em Dublin

  •  Uma boa escola de inglês em Dublin tem que ser acreditada pelo Acels

O primeiro passo para escolher a sua escola de inglês em Dublin é verificar se ela tem a acreditação do Acels.

Acels (Accreditation and Coordination of English Language Services) é o orgão do governo irlandês que regulamenta e garante a qualidade do ensino da língua inglesa na Irlanda. Em outras palavras, o Acels fiscaliza as escolas e cria regras a fim de assegurar a qualidade dos serviços que essas escolas estão fornecendo a seus clientes.

Para que uma escola consiga a acreditação do Acels ela tem que seguir uma série de regras e orientações do governo irlandês e tem que atingir padrões mínimos de qualidade. Já uma escola que não possui o Acels não teve a qualidade de seus serviços verificada pelo governo irlandês.

  • Uma boa escola de inglês em Dublin precisa oferecer o Learner Protection

 Learner Protection em português significa ‘proteção ao aluno’. O Learner Protection é um termo que é usado para se referir aos processos que são postos em prática para proteger os estudantes no caso de uma escola ser incapaz de fornecer um curso até o seu final.

Existem duas formas de proteção: ou a escola fornece um seguro ao aluno que garante que ele irá receber um reembolso se a escola fechar; ou a escola fornece um contrato por escrito que comprove que o aluno será transferido para uma outra escola sem nenhum custo adicional no caso da escola encerrar suas atividades de forma inesperada.

Se a escola que você irá estudar não tiver o Learner Protection e ela vier a fechar/encerrar as atividades, você simplesmente perderá todo o dinheiro que você investiu pois você não terá o direito de ser transferido para outra escola ou de receber um reembolso. Por isso é imprescindível que você contrate uma escola que ofereça o Learner Protection.

  • Uma boa escola de inglês em Dublin tem que ter os cursos incluídos na ILEP (listas de cursos aprovados pelo governo irlandês).

É super importante que, antes de comprar o seu curso de inglês, você verifique se o curso da escola que você quer estudar está na lista chamada ILEP (Interim List of Eligible Programmes). Essa lista incluí todos os cursos aprovados pelo governo irlandês a fornecer o visto de estudo a cidadãos não-europeus.

Se os cursos da escola que você escolher não estiver nessa lista significa que ela não te dará direito ao visto para estudar e trabalhar na Irlanda.

Quer entender melhor o que é a ILEP? Leia esse post!

  • Uma boa escola de inglês em Dublin tem que ter uma boa reputação

Para saber se a reputação de uma escola é boa ou não recomendo que você faça uma pesquisa minuciosa na Internet.

Entre nos grupos de brasileiros em Dublin no Facebook e pergunte a opinião de outros estudantes. Visite as fã pages das escolas no Facebook e descubra que em está estudando na escola e entre em contato. A maioria das pessoas está disposta a ajudar e a dar a opinião sincera sobre a escola em que ela está estudando.

Procure por pessoas que ainda estão frequentando o curso ou que acabaram as aulas recentemente pois eles vão te dar um melhor feedback sobre a escola, o curso e os professores.

Não ajuda muito pedir a opinião do primo do amigo do seu vizinho que estudou em Dublin em 2005 pois a escola pode ter mudado muito de lá para cá.

Lembre-se de que cada pessoa tem uma opinião diferente e que escola nenhuma será unanimidade. Você irá encontrar pontos de vistas diferente sobre a mesma escola, por isso não tome a sua decisão baseada apenas na avaliação de uma única pessoa.

Escolas com boa reputação normalmente agradam muitas pessoas. Se você achar muitas reclamações sobre uma determinada escola descarte-a.

Tome cuidado com as avaliações de escolas publicadas em blogs. Algumas escolas de reputação duvidosa pedem para que os alunos deixem boas avaliações nesses sites em troca de privilégios.

IBAT College Dublin

  • Uma boa escola de inglês em Dublin tem que oferecer um bom mix de nacionalidades em sala de aula

O pior pesadelo de um estudante brasileiro é vir para Dublin, começar as aulas e descobrir que na sua classes só tem brasileiros.

Sim, isso é muito mais comum do que você imagina aqui em Dublin. Recentemente o Departamento de Justiça irlandês divulgou um estudo que mostra que o Brasil está no topo da lista de estudantes na Irlanda, com 9.225 brasileiros estudando aqui, mais que qualquer outra nacionalidade.

Estudar apenas com brasileiros aumenta as chances de você só falar em português durante as aulas e isso não é legal para quem tem o objetivo de aprender inglês e ganhar fluência no idioma.

Então, na minha opinião, uma boa escola de inglês em Dublin deve oferecer um bom mix de nacionalidades. Isso significa que, numa sala de aula de 15 alunos, você deveria encontrar pelo menos quatro ou cinco nacionalidades diferentes. Uma sala de apenas brasileiros e mexicanos também não é o ideal.

E saiba que existem sim várias escolas em Dublin que oferecem esse mix cultural que faz o intercâmbio ser uma experiência muito mais interessante.

Você está vindo para a Irlanda fazer um intercâmbio, que nada mais é do que a troca de culturas. Que tipo de troca você vai fazer com alunos que vem do mesmo lugar que você?

E não esqueça que quanto mais barata a escola maiores as possibilidades de só ter brasileiros estudando lá.

  • Uma boa escola de inglês em Dublin tem que ter professores experientes

 Esse é um ítem difícil de verificar. Se você não encontrar nenhum tipo de informação sobre os professores no site da escola que você está pesquisando, não se intimide em perguntar.

Mande um email para a escola e pergunte se os professores tem formação superior e se são qualificados para dar aulas de inglês. Também é importante saber quantos anos de experiência os professores tem em ensinar inglês como segunda língua para estudantes adultos. Pergunte se os professores tem experiência em ensinar no exterior (em outros países que não a Irlanda). Esses são algum fatores que demonstram a excelência do corpo docente da escola. E, se isso for importante para você, pergunte se os professores são falantes nativos.

  • Uma boa escola de inglês em Dublin tem que oferecer um eficiente suporte ao aluno

Ao chegar na Irlanda, você terá que abrir conta em um banco, tirar o PPS (documento similar ao CPF brasileiro), achar acomodação e ainda terá que tirar o seu visto de estudante.

Você, com certeza, irá precisar de ajuda para fazer tudo isso, especialmente se você ainda não domina o inglês muito bem.

Boas escolas de inglês em Dublin possuem uma equipe especializada para dar suporte ao aluno estrangeiro em todas essas tarefas. Pesquise e escolha uma escola que esteja pronta para te oferecer ajuda nessas questões relacionadas ao intercâmbio.

Uma escola que não oferece suporte aos seus alunos, definitivamente não é a escola na qual você deveria gastar os seus suados Reais.

  • Uma boa escola de inglês em Dublin tem que ter uma boa infra-estrutura

A maioria das escolas de inglês de Dublin colocam fotos de suas instalações em seus sites e você pode ter uma ideia de como é a estrutura física da escola.

Se a escola que você está pesquisando não tem fotos no site, peça para que te mandem algumas imagem por email.

A mínima infra-estrutura que uma escola deve ter é: salas de aula em tamanho adequado para comportar 15 alunos (esse é o número máximo recomendado pelo Acels). As salas de aula precisam ter janelas para ventilação e entrada de luz natural e as mesas e cadeiras precisam estar bom estado de conversação. Esse é o mínimo que você tem que exigir da escola.

Escolas de inglês em Dublin Irlanda

Mas uma boa escola de verdade irá oferecer mais do que isso. As melhores escolas de Dublin tem biblioteca equipada com livros e materiais extras para complementar os estudos dos alunos; laboratórios de informática com acesso à internet e material multimídia, sinal de wifi caso os alunos queiram usar laptops e tablets nas dependências da escola e algumas escola tem também cantina para que os alunos façam refeições..

Espero que essas dicas ajudem vocês a escolherem uma ótima escola e que vocês tenham uma experiência inesquecível durante o intercâmbio!

One Comment

  1. Fabio Ricardo Nascimento

    Parabéns pelo artigo, todas essas informações são bem importantes mesmo! Estou estudando na Castleforbes College, em Dublin, é uma boa escola com um bom mix de estudantes, quem tiver interesse de conhecer: pt-br.castleforbescollege.com

Deixe uma resposta