O modo de vida, os hábitos e a cultura irlandeses tem muitas particularidades que podem até assustar a quem chega por aqui, mas também são essas coisas que fazem desse país um lugar tão único e tão incrível!

Nesse post você vai descobrir algumas coisas que você precisa saber quando se mudar para a Irlanda e que ninguém mais irá te contar e você não irá ler em nenhum outro lugar.  Tenho certeza que com essas informações os irlandeses vão parecer menos estranhos para você!

  • Nomes irlandeses são impronunciáveis para qualquer um que tenha nascido fora da Irlanda

Tente falar esses nomes, que estão entre os mais comuns na Irlanda: Caoimhe, Niamh, Aoife, Grainne, Tadhg, Saoirse, Róisín e Siobhan.

Sim, eu sei que você não consegue! É difícil mesmo. Mas é bom você ir treinando antes de desembarcar na ilha esmeralda, pois com certeza você vai cruzar com muitas Aoifes e Tadhgs quando você se mudar para a Irlanda.

  • Os irlandeses bebem (muito) e não dirigem

A fama de beberrões dos irlandeses você já conhece! Como eu ouvi uma vez: estereótipos existem por alguma razão.

O que você não sabe é que aqui na Irlanda ninguém dirige sob efeito do álcool. Na verdade, no interior do país o pessoal é menos conscientizado, mas na capital Dublin é regra: vai beber, pega um taxi! 

Ninguém nem saí de carro sabendo que vai beber. Não tem essa de “motorista da vez”, porque aqui ninguém consegue ver os amigos bebendo e não acompanhar. Também não tem nada de “só uminha não pega nada”, todo mundo é bem responsável nesse sentido.

Por essa razão o número de acidentes de carro com vítimas na Irlanda é bem baixo!

  • Se você vomitar dentro de um taxi voltando da balada, você terá que pagar uma multa

Isso é algo que eu gostaria muito que alguém tivesse me contado antes de eu vi para Dublin, pois passar mal dentro de um taxi na Irlanda não sai barato.

A multa por sujar ou danificar um taxi pode chegar a €140, caso o motorista tenha que levar o carro para lavar ou consertar.

Com essa de beber e não dirigir imagina quanta gente não tem que pagar essa danada dessa multa?

Foto: Nana Marques
  • Os irlandeses SEMPRE agradecem o motorista do ônibus

O povo irlandês é extremamente educado e tem um hábito que eu acho muito respeitoso, que é o de agradecer as pessoas que os servem.

A Irlanda é, provavelmente, o único país do mundo onde os passageiros agradecem aos motoristas (profusamente) quando descem do ônibus.

Quando estão comendo em um restaurante, os irlandeses também agradecem absolutamente todas as vezes que o(a) garçom/garçonete vem à mesa trazer alguma coisa. O garçom pode estar trazendo apenas um guardanapo, não importa! Se ele vier à mesa 20 vezes, ele vai  ouvir 20 obrigados!

Agradecer quem nós serve é um ato muito gentil e todos nós brasileiros deveríamos aderir!

  • Os dias durante o verão são super longos

Eu particularmente adoro o verão irlandês. Nessa época do ano o Sol nasce bem cedo, antes das 6 da manhã e só escurece lá pelas 9 ou 10 horas da noite.

O legal é que com quase 17 horas de luz do dia dá para fazer muita coisa fora de casa e atividades ao ar livre.

Foto: Nana Marques
  • Em compensação os dias durante o inverno são curtos e depressivos

Durante o inverno acontece o oposto do verão e você quase não irá ver a luz do dia.  Às 8 horas da manha, horário que a maioria das pessoas está indo para o trabalho, ainda está escuro, e o Sol se põe às 4 horas da tarde. Ou seja, quando você volta para casa já está escuro de novo.

Junta com a escuridão, o frio e o vento característicos da Irlanda, e temos dias muito tristes.

  • Falando em verão, não existe verão de verdade por aqui

Tecnicamente, existe verão, afinal em qualquer lugar do mundo existem quatro estações por ano! Mas acontece que na realidade, e em comparação com o que nós brasileiros conhecemos como verão, o verão irlandês é de dar pena.

A temperatura máxima no verão aqui na Irlanda raramente chega aos 20 graus Célsius e é possível que chova quase todos os dias em qualquer época do ano.

  • Os irlandeses comem sanduíche de batata chips

Não consegue imaginar o que é um sanduíche de batata chips?

Nada mais é que: dois pães de forma (com manteiga ou maioneses e às vezes oi dois!) com batatinhas chips no meio e mais nada!

Aqui na Irlanda chamam de “crisps sandwich” e os irlandeses adoram!

Tayto sanduíche
Foto: @CelticCanada
  • Peidar (alto e fedido) na frente dos outros é totalmente aceitável para os irlandeses

Veja bem, eu não estou dizendo que eu acho isso legal nem que eu concordo com esse comportamento, mas aqui é assim e não há nada que eu possa fazer.

Eu realmente acho absurdo as pessoas peidarem uma na frente das outras, mas os irlandeses não vão mudar só por causa da minha, ou da sua, opinião.

É uma questão cultural e eles acham normal, e se sentem bem à vontade para soltar bufas em público e especialmente na frente de conhecidos.

A única exceção é o ambiente de trabalho. Peidar na frente do chefe ou dos coleguinhas não é legal, nem na Irlanda!

  • Irlandeses terminam telefonemas com “Bye, bye, bye, bye”

Se você está falando com um irlandês ao telefone e não sabe como terminar a conversa, apenas repita muitas vezes, “Bye, bye, bye, bye”, até que alguém a pessoa do outro lado da linha desista e termine a chamada.

Parece estranho mas é real! Ninguém aqui termina um ligação com apenas UM bye, tem que ter pelo menos uns quatro.

mudar para a Irlanda
Foto: Pexels

Esse post foi inspirado nesse texto aqui: goo.gl/GO5Ywb

 Gostou desse post? Que tal compartilhar com os amigos?!

One Comment

  1. Boa tarde Nana, ,muito obrigado pelos post. Tenho passaporte europeu e quero me mudar para Irlanda, porém você sabe como esta o mercado de trabalho para educador físico ai? Desde já agradeço pela atenção.

Deixe uma resposta