Na sexta-feira  passada, 19  de Maio, aconteceu o show de umas das minhas banda irlandesas favoritas, The Cranberries aqui em Dublin. Mas eu, lerdona, não consegui comprar ingresso para ir.

As vendas começaram às 09:00 da manhã de uma sexta-feira e às 09:09 os mais de 2 mil ingressos disponíveis para o show no Bord Gáis Energy Theatre já haviam esgotado. #fail

No dia da apresentação eu quase roi meus cotovelos de inveja vendo os vídeo e fotos de Dolores O’Riordan e sua trupe que apareciam sem parar na minha timeline no Facebook. Parecia que Dublin inteira estava lá, menos eu! #chatiada

Foi aí que me veio a ideia de escrever esse post.

A Irlanda é um país muito rico musicalmente e nos presenteou com músicas irlandesas que a gente ama. Há músicas de amormúsicas sobre mocinhos e bandidos… E com essas músicas você irá conhecer mais sobre história do país.

Se você tiver menos de 30 anos talvez você nem saiba que essas músicas são de artistas irlandeses, mas com certeza você as conhece e provavelmente você também as ame, pois todas elas fizeram muito sucesso entre os anos 1970 e 1990.

1. Zombie – The Cranberries (1994)

A letra dessa música irlandesa, escrita por Dolores O’Riordan, refere-se ao ataque a bomba organizado pelo IRA, Irish Republican Army (Exército Republicano Irlandês), em Warrington, Cheshire, na Inglaterra, que aconteceu em 20 de março de 1993.

Duas crianças, Jonathan Ball e Tim Parry, foram mortos no ataque. O IRA é um grupo paramilitar que lutava pela reunificação da Irlanda do Norte à Republica da Irlanda.

Segundo Dolores, “Zombie” é uma música “de paz entre Inglaterra e Irlanda”. Em 31 de agosto de 1994, apenas algumas semanas da música ser lançada, o IRA declarou um cessar-fogo após 25 anos de conflitos sangrentos.

2. Nothing Compares 2 U – Sinead O’Connor (1990)

“Nothing Compares 2 U” não foi criada por um artista irlandês. A letra, na verdade, foi escrita pelo fantástico Prince.

Porém foi na voz e arranjos da polêmica cantora irlandesa Sinead O’Connor que a canção ficou mundialmente famosa!

Esta música alcançou a posição número 1 das mais tocadas nas rádios em  17 países. Nos Estados Unidos, foi mais ouvida de 1990, por quatro semanas.

Além disso, “Nothing Compares 2 U” deu a Sinead um Grammy de Melhor Performance Alternativa, mas a cantora se recusou a aparecer a premiação em protesto contra o materialismo na indústria musical.

Ao contrário do que possa parecer Prince e Sinead O’Connor nunca foram amigos.Muito pelo contrário! A cantora diz que eles se encontraram poucas vezes e que não se deram bem. Ela ainda diz que “ele [Prince] disse que não gostava de em algumas entrevistas”

3. Wiskey in the Jar – Thin Lizzy (1972)

“Wiskey in the Jar” foi originalmente gravada pela banda folk The Dubliners. Mas foi a banda irlandesa de hard rock Thin Lizzy que lançou essa canção ao sucesso, em 1972.

Se você não conhece a música do Thin Lizzy, com certeza você já ouviu a versão dela que foi gravada no álbum de 1998, Garage, Inc, do Metallica. Eu prefiro a do Thin Lizzy com certeza!

A música conta a história de um bandido no sudoeste da Irlanda que rouba um oficial do exército inglês (Captain Farrell) para manter sua namorada, Molly, feliz depois que ela promete amá-lo para sempre. Ela então o trai e o jovem é levado para a prisão.

4. Sunday Bloody Sunday – U2 (1984)

Mais uma música sobre os conflitos entre a Irlanda e a Inglaterra.

Houveram dois domingos sangrentos (Sunday Bloddy Sunday) na história irlandesa. O primeiro foi em 1920, quando tropas britânicas dispararam contra uma multidão em um jogo de futebol, em Dublin, em retaliação pelo assassinato de agentes secretos britânicos. O segundo foi em 30 de janeiro de 1972, quando paramilitares britânicos mataram 13 cidadãos irlandeses em um protesto de direitos civis em Derry, na Irlanda do Norte. A música do U2 refere-se ao segundo domingo sangrento.

5. Days like this – Van Morrison (1995)

Nascido em Belfast, na Irlanda do Norte, Van Morrison é um dos grandes nomes do rock irlandês e mundial.  Ele começou a cantar e tocar ainda adolescente, fazendo covers em clubes na Irlanda do Norte.

Essa canção tornou-se o hino oficial do movimento pela paz na Irlanda do Norte quando ela foi usada em uma propaganda de televisão promovendo o cessar-fogo no país.

“Days like this”  (Dias como este) é uma expressão comumente usada na Irlanda. É algo que você diz para se sentir melhor no final de um dia difícil, para te dar esperanças de que um dia melhorar está por vir.

 Qual a sua música ou banda irlandesa preferida? Conta para mim nos comentários!

Até o próximo post!

Deixe uma resposta