Os irlandeses consideram o inverno na Irlanda ameno. As temperaturas médias nessa época do ano variam entre 4o C e 8o C. Eles tem razão! Se compararmos o inverno irlandês com o russo, o canadense ou com o norueguês, onde as temperaturas ficam no negativo, o inverno na Irlanda nem é tão frio assim.

Porém, para nós brasileiros esse frio é de cair o cú da bunda de matar. Porque não estamos acostumados à baixas temperaturas no Brasil.

Mas, mesmo com esse frio, Dublin no inverno é uma cidade linda e cheia de coisas para aproveitar.

1. Luzes de Natal

A cidade fica ainda mais linda com as luzes de Natal que são ligadas no início de dezembro.

Na noite em que as luzes são acessas há um evento organizado pela prefeitura de Dublin em parceria com os comerciantes locais, e todo mundo vai para o centro da cidade para assistir.

Ver as luzes se acenderem é um momento realmente mágico!

Foto: Jim Byrne, www.jimbyrnephoto.com

2. Pubs

Um pub irlandês é o lugar ideal para encontrar os amigos em qualquer época do ano. Mas no inverno, os pubs de Dublin ficam ainda mais quentinhos e aconchegantes.

Dependendo do pub, você pode tomar um mulled wine ou um hot port ao lado de uma charmosa lareira. O Library Bar, que fica dentro do The Central Hotel em Dublin 2, é o meu favorito quando a temperatura em Dublin chega em um dígito.

Library Bar Dublin
Library Bar – Foto: Central Hotel Dublin

3. Pistas de patinação no gelo

Quando o frio começa a chegar em Dublin, várias pistas de patinação no gelo começam a surgir pela cidade. Patinar no gelo é uma das atividades mais divertidas para fazer em Dublin no inverno.

É o programa ideal para ir com amigos, com a família ou para marcar um primeiro encontro com o crush irlandês. Mesmo que você tenha habilidade com os patins, sempre rolam uns tombos e vocês darão boas risadas e terão memórias para lembrar.

Algumas pistas de patinação no gelo em Dublin:

Foto: Pixabay – Ferobanjo

4. Feiras de Natal (Christmas Market)

Feiras de Natal não são muito comuns no Brasil, mas na Europa elas são muito populares, especialmente na Alemanha, na Áustria e na Republica Tcheca.

Aqui na Irlanda essas feiras são mais modestas mas mesmo assim são bem charmosas.

As famílias irlandesas adoram passear nessas feiras para comprar decoração de natal artesanais e também presentes. Além disso, sempre tem muitas comidinhas e bebidinhas “natalinas” deliciosas.

Algumas feiras de Natal que estão acontecendo nesse inverno em Dublin:

Dublin no Inverno

5. Às vezes pode nevar

Para ser honesta, neve é uma coisa rara aqui na Irlanda. A última vez que nevou de verdade, com neve de cobrir o chão, foi no inverno de 2010.

Eu cheguei na Irlanda em junho de 2010 e quando chegou outubro o frio já estava quase insuportável. Faziam 25 anos que a Irlanda não tinha um inverno tão rigoroso como o daquele ano.

Acontece que agora, nós brasileiros que moramos na Irlanda e não temos neve no Brasil, to ano esperamos e torcemos para que cristais de gelo caiam do céu. Afinal Dublin no inverno com neve fica ainda mais linda e charmosa!

Dublin no inverno
Neve em Dublin no inverno de 2010 – Foto: Nana Marques

Deixe uma resposta